5 curiosidades do Natal irlandês que não temos no Brasil

O Natal é certamente uma das festas mais esperadas pelos irlandeses. Não dá para negar que as pessoas ficam muito mais animadas quando todo o país entra no clima natalino, com decorações fofas por toda a parte.

Como já é de se esperar, cada cultura tem as suas tradições para essa época do ano. Portanto, confira algumas peculiaridades do Natal irlandês, que tornam essa data ainda mais especial por aqui!



1 – Christmas Jumpers



Reprodução: Lovin Dublin

Quando se fala em tradição no Natal irlandês, não dá para deixar de fora os divertidos Christmas Jumpers (ou suéteres de natal). Quem já passou o Natal por aqui sabe muito bem como essas malhas com estampas natalinas espalhafatosas são tendência nessa época do ano.

E pode-se dizer que quanto mais cafona, melhor! Na verdade, de tão bregas (para nós brasileiros, claro) eles acabam se tornando fofos. Flocos de neve, renas e Papai Noel, sinos e até luzes que acendem de verdade podem ser vistas nesses suéteres – e algumas vezes tudo isso junto em uma única peça. Então já dá para se ter uma ideia de como eles levam isso a sério, não?

Então vai uma dica, se você for passar Natal por aqui, não deixe de experimentar essa tendência natalina!

2 – Christmas Crackers


Reprodução: The Guardian

Alguém aí já ouviu falar nas Christmas Crackers? Mesmo sem saber o que é, ao passar pelas lojas e supermercados na Irlanda durante o Natal você certamente já deve ter se se deparado com elas, que são nada mais do que tubos de papelão embrulhados em belos papéis coloridos, com a aparência de um bombom gigante.

Mas afinal, pra quê serve isso? Essa é uma brincadeira bem tradicional durante a ceia natalina, quando duas pessoas puxam a cracker e quem ficar com a parte maior ganha o conteúdo de dentro, que geralmente consiste em um chapéu colorido em formato de coroa, um brinquedo e um enigma ou mensagem.

Estima-se que essa tradição foi iniciada na década de 1840 pelo doceiro londrino Tom Smith. Atualmente, além da Irlanda, essa é uma tradição no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

3 – Mince Pies e Christmas Pudding


Mince pies. Reprodução: The Huffington Post

Comida de Natal é tudo de bom e por aqui não é diferente! Mas agora vamos pular a parte dos salgados e partir diretamente para as sobremesas.

Um dos doces indispensáveis aqui são as mince pies. Elas são mini tortas recheadas com frutas secas e especiarias, que geralmente são servidas pelas famílias na véspera de Natal. Outra tradição é deixar, na noite do dia 24, uma dessas tortinhas e um copo de leite para o Papai Noel, além de cenouras para as renas.

Já o Christmas pudding é a sobremesa oficial do Natal irlandês. Na verdade, essa é uma tradição inglesa que, assim como muitas outras, foi incorporada pelos irlandeses.


Christmas pudding. Reprodução: Off Clouds

O pudim é feito com frutas secas, canela, cravo, gengibre e outras especiarias, além de licor, conhaque ou cerveja. O doce pode ser armazenado por meses – em alguns casos, até por um ano – já que o álcool presente na massa evita que ela estrague. Ele pode ser encontrado em qualquer supermercado pelo país e durante a ceia de Natal é servido com sorvete, chantilly ou açúcar de confeiteiro. Para ressaltar o sabor, é comum flambá-lo por alguns segundos antes de servi-lo.


4 – Missa da meia noite


Reprodução: IGN

A Irlanda é um país predominantemente católico, portanto, uma das tradições natalinas que se mantém até hoje é frequentar a missa da meia-noite, realizada pelas igrejas na véspera de Natal. Mas, muitos condados trocaram o horário da missa para as 19h ou 21h, assim as crianças poderiam participar também – além de evitar pequenos incidentes envolvendo uma turminha que a essa altura já havia passado algumas horas no Pub antes de vivenciar esse momento familiar!

Geralmente, na missa da meia-noite são narrados contos natalinos e também há música ao vivo. Essa é uma grande oportunidade para os irlandeses reverem antigos amigos e também interagir com a comunidade local.


5 – Rádio Natalina



Reprodução: On Milwaukee

Já pensou ouvir músicas e programas de Natal 24 horas por dia, 7 dias por semana? Pois na Irlanda isso é possível, já que o país conta com uma rádio exclusivamente voltada para o tema.

A rádio natalina, que é feita graças ao trabalho de voluntários. Ela entra no ar sempre no final de novembro e encerra sua programação no dia 26 de dezembro, conhecido por aqui como dia de São Estevão.

Todos os anos a rádio escolhe uma instituição parceira para a qual são arrecadados fundos. Este ano a instituição escolhida é a Make a Wish Ireland, cujos trabalhos são voltados para crianças de 3 a 17 anos com necessidades especiais.