uriosidades sobre Mulheres Irlandesa

Nesse artigo irei mostrar Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa.
vamos lá!
Na antiga cultura celta, berço do povo irlandês, a mulher tinha um papel fundamental na sociedade. Ela podia ser líder religiosa (druida), rainha e participar de atividades militares.
Mas, e hoje em dia, como está a situação da mulher na Irlanda? Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, fiz uma apanhado geral aqui para vocês:
Exames preventivos
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa

Mulheres entre 25 e 60 anos podem fazer o exame de papanicolau gratuitamente, mas apenas a cada três anos. Já a mamografia é gratuita a cada dois anos para mulheres entre 50 e 64 anos.
Vestuário
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa

As irlandesas não têm medo nem de cores nem de estampas coloridas,  e muitas amam maquiagem pesada com muito brilho. Como a maioria tem pele pálida, o bronzeamento artificial vive em alta por aqui, seja por meio de câmeras artificiais ou cremes auto-bronzeantes. A aplicação desses produtos não é das mais simples, então não é raro ver nas ruas mulheres em tons meio laranja, estilo Ooompa Loompa (vide A Fantástica Fábrica de Chocolate, para quem não entendeu a piada).
Esportes
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa

As mulheres destacam-se em diversos esportes na Irlanda, desde os tradicionais esportes gaélicos (futebol gaélico e hurling) e os internacionais futebol e boxe. Nestes dois,  duas irlandesas estiveram na mídia recentemente: Katie Taylor, campeã olímpica de boxe na categoria peso-leve; e Stephanie Roche, que levou o segundo lugar no prêmio da FIFA de melhor gol do ano de 2014, deixando para trás o jogador do Manchester United, Robin van Persie.
Noivado
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa
Noivado é coisa séria e tradicional na Irlanda, com direito a anel de diamante e pedido de joelhos. E no ano bissexto (Leap Year), as mais corajosas saem à luta e fazem o pedido elas mesmas no dia 29 de fevereiro, seguindo um antigo costume teoricamente nascido na Ilha Esmeralda.
Casamento
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa

Casamento é uma grande tradição na Irlanda. A festa pode durar um dia inteiro, com direito a casamento na igreja, jantar formal, discursos e bebidas até o sol raiar. As mulheres costumam vestir branco, mas os vestidos podem ser bem discretos. Já o casamento entre duas mulheres não é permitido na Irlanda, apenas a união civil.
Divórcio
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa
Divórcio por aqui é algo trabalhoso, e pode levar até 4 anos para sair. Muito diferente do que era garantido por uma antiga lei irlandesa, que dava o direito à mulher de pedir o divórcio e tomar posse dos bens do marido, caso este não fosse capaz de exercer seu papel como esperado, fosse isso causado por impotência (!), obesidade(!!), homossexualismo (!!!) ou por ter uma amante (!!!!). Ah, se essa lei voltasse…
Contraceptivos
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa
Ilegais até 1980, contraceptivos orais só podem ser adquiridos com receita médica (e tem que apresentar mesmo). Só a camisinha pode ser adquirida sem restrições em qualquer farmácia ou supermercado.
Aborto
Esse tema tem sido foco de muitas discussões por aqui, desde que uma gestante veio a falecer no hospital por conta de algo que talvez pudesse ter sido evitado em um aborto assistido. Após esse episódio, o aborto continua ilegal, mas passou a ser permitido caso haja risco real para a gestante – isso inclui mulheres à beira do suicídio.
No entanto, não é considerado crime dirigir-se a outro país para realizar o procedimento, e o vizinho Reino Unido é o destino da maioria .Certas instituições também têm permissão para fornecer informações sobre as opções disponíveis mundo afora, ainda que de maneira discreta, supervisionada e sem incentivo à realização do procedimento.
Gravidez
Curiosidades sobre Mulheres Irlandesa

A Irlanda divide com a França a maior taxa de fertilidade da Europa: 2.01 filhos por mulher (a média europeia é de 1.58). Em geral, elas começam a ter filhos perto dos 30 anos de idade, e ainda é comum encontrar famílias com 4 ou 5 crianças.