Futebol Gaélico

O futebol gaélico é também conhecido como futebol irlandês. Trata-se de um desporto muito popular na Irlanda, apresentando características comuns com o futebol tradicional, misturando também características semelhantes às do rugby. Apesar da grande popularidade que possui na Irlanda, trata-se de um desporto amador. Desde treinadores a jogadores, ninguém pode receber qualquer pagamento na prática deste desporto.

O campo onde se desenrolam as partidas possui entre 130 a 145 metros de comprimento, e 80 a 90 metros de largura.



Uma partida é disputada entre duas equipas, cada uma das equipas tem 15 jogadores titulares, tendo ainda até 15 jogadores suplentes. O objetivo das equipas é fazer a bola entrar na baliza adversária, baliza essa que é uma mistura de baliza de futebol com a do rugby. A forma das equipas pontuarem durante a partida pode ser de duas formas: introduzindo a bola dentro da parte da baliza que é equivalente à baliza do nosso futebol, marcando assim um golo que vale 3 pontos; a outra forma é fazer a bola passar por entre as duas barras verticais, como a baliza do rugby, valendo 1 ponto. Essa baliza que mistura a do futebol com a do rugby tem a forma de “H”. A parte de baixo dessa baliza em forma de “H”, é aquela que é equivalente à baliza do futebol tradicional, possuindo uma rede e sendo defendida por um guarda-redes.

Geralmente uma partida de futebol gaélico tem a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30 minutos cada. Em alguns casos a duração de uma partida de futebol gaélico é de 70 minutos. Em caso de empate pode ser realizado novo jogo, ou então um prolongamento de 20 minutos, divididos em duas partes de 10 minutos cada uma.

A bola utilizada num jogo de futebol gaélico é de couro, tal como no futebol tradicional, porém apresenta algumas semelhanças com a bola de volei.

A bola pode ser jogada com os pés e com as mãos, dentro de regras bem definidas, que não vamos aqui entrar em pormenores. Para se ter uma ideia de como funciona este desporto, apresentamos de seguida um vídeo com excertos de partidas de futebol gaélico.