5 delícias irlandesas que você deveria experimentar
1 – Irish Breakfast
Ah, já vamos começar o dia no melhor estilo, certo? Cogumelo, fatias de bacon, salsichas, ovos fritos,white pudding (linguiça de porco) ou black pudding (linguiça de sangue), torradas e tomate frito, além, é claro, do famoso feijão doce! E tudo acompanhado de um delicioso chá ou café (mas há os que prefiram uma boa pint de Guinness!). Super fitness! rs Mas fique tranquilo, apesar de ser o tradicional, ele não é consumido todos os dias. Alguns irlandeses também dizem que a refeição é um ótimo remédio pra curar uma ressaca!
2 – Chá com leite e Irish Coffee
Por falar em chá ou café de acompanhamento, já tomou o chá irlandês, que puxou muito das tradições inglesas e é tomado com leite? E o Irish Coffee? Cafezinho bááásico com uísque irlandês, açúcar e chantilly. Já encarou? É quase que uma obrigação experimentar!
3 – Irish stew
Na tradução básica… o ensopado irlandês! Tradicionalmente feito com carne de carneiro, o Irish Stew cozinha durante horas a carne com cebolas, batatas, cenouras, couve-branca, alho-poró e aipo. Tudo isso temperado com ervas (tomilho, salsa, folhas de louro). Perfeito para um dia frio, viu?!
4 – Soda bread
Bom, assim como quase todo país tem sua maneira de fazer pão, a Irlanda não fica de fora. Os ingredientes básicos são bicarbonato de sódio, leite e farinha (não leva fermento). Alguns preferem incluir um toque doce com uma colher de mel, açúcar ou frutas secas, enquanto outros preferem sementes, farelo, aveia polvilhada ou até a famosa Guinness para dar um toque especial. Sendo ao gosto de quem está cozinhando, o Irish Soda Bread persiste durante os anos como um dos alimentos mais tradicionais do país.
5 – Irish Boxty
Nossas amadas batatas não poderiam ficar de fora dessa pequena lista irlandesa, não é mesmo? O Boxty ou Potato Cake é muito parecido com a nossa panqueca. Ele pode ser doce ou salgado, mas o que não muda é que as duas versões são basicamente feitas com batatas raladas, purê de batatas, farinha e ovos, sendo na maioria dos casos, frito. Uma opção legal se quiser experimentar algo típico durante seu intercâmbio na Irlanda.