Atenção
- Lembrando que a maioria dessas informações são para inter cambistas, no caso, de quem tem passaporte europeu, ou já tenha um estampa de residencia necessita apenas de pps e abrir conta no banco qualquer dúvida pergunte abaixo
A imigração em Dublin
- Este é disparado o momento mais tenso de toda viagem mas, se você estiver com todos os documentos em mãos, não existe motivos para temer.
A chegada e a escolha da sua primeira acomodação
- Confira dicas e opções dos diversos tipos de acomodações que você pode encontrar em Dublin e, qual delas se encaixa melhor para o tipo de curso que você pretende contratar ou contratou.
Assim como diversão e conhecimento, um intercâmbio envolve muitas responsabilidades e detalhes que, se não forem atendidos e feitos de forma correta e transparente, podem dificultar ou até mesmo impossibilitar sua estadia na Ilha Esmeralda.
Acomodação
Se você vem para ficar mais de um mês na Irlanda, é bem provável que a escola tenha contratado para você uma acomodação temporária e eis o seu primeiro desafio na Ilha Esmeralda, encontrar um lugar para morar. Não se preocupe, não é difícil. Existem diversos grupos no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais onde vagas são anunciadas diariamente. Além disso, existem sites especializados que facilitam a encontrabilidade desses locais. Os mais acessados são: Daft.ie , Findahome.com , Dublinlettings.com
Tirando seu PPS
Esse provavelmente será o primeiro documento que você irá retirar. Ele nada mais é do que sua “carteira de trabalho” por aqui, e sem ela, você não poderá trabalhar legalmente na Ilha. Ele servirá também como comprovante de residência para a sua abertura de conta no banco, então é imprescindível que você a tenha para tal. Para solicitar este documento – que não tem custo algum - você só precisa ter em mãos seu passaporte e a carta da escola.
O passo seguinte é se registrar e agendar um horário utilizando-se do MyWelfare website. Uma vez realizado o agendamento, o próprio site te informará em qual endereço você deverá se dirigir, com os documentos em punho.
Abrindo a conta no Banco
Você deverá ter em mãos seu PPS – que servirá como comprovante de residência – seu passaporte e uma outra carta da escola especificada justamente para isso. Após a abertura da conta, você receberá seu cartão e deverá efetuar o depósito dos 3 mil Euros exigidos pela imigração. Depois de depositados, você deve se dirigir a um dos caixas e solicitar o “extrato”de sua conta. Esse é um extrato diferente dos que retiramos nos caixas eletrônicos no Brasil, ele é um pouco mais detalhado e por isso levará até 7 dias para que seja entregue em sua casa.
GNIB
Agora você já vê a luz no fim do túnel e já está praticamente livre de toda burocracia. O GNIB é o documento que validará sua estadia na Irlanda de acordo com o tempo de intercâmbio que você contratou. Para a retirada deste documento são necessários que todos os outros citados anteriormente estejam ok (PPS e Extrato Bancário). Além deles, no dia em que você for se dirigir ao Escritório da Imigração em Dublin (Garda National Immigration Bureau – GNIB) você deve ter em mãos sua matrícula da escola, seu passaporte e seu seguro saúde válido para o tempo que você pretende ficar no país. O custo desse visto é de 300 Euros que são pagos na hora, mas aceitam apenas cartões de crédito e débito – você pode usar o da sua conta no banco irlandês sem problemas. Após isso seu passaporte será carimbado de acordo com o tempo que você tem direito de ficar por aqui, você recebe sua carteirinha e pronto. Fim da burocracia. Agora é só começar a aproveitar de fato, esse que com certeza será um dos melhores tempos da sua vida!